colunista do impresso

Cinco anos em cinco meses

style="width: 100%;" data-filename="retriever">

style="width: 100%;" data-filename="retriever">

O período de quarentena está demonstrando para empresas, de diferentes áreas de atuação, a importância da presença digital, de apresentar e vender seus produtos online. A previsão era de que todas as empresas estariam no universo online no período de cinco anos, mas a quarentena está antecipando esta realidade. Algumas empresas que achavam ainda não ser necessário estar no mundo digital, perceberam a necessidade real desta transformação.

Não podemos jantar no nosso restaurante preferido, mas podemos fazer o pedido através de delivery, aquela loja que amamos, não temos como ir até lá fisicamente, mas a compra online continua. O crescimento do número de pessoas que realizaram pela primeira vez uma compra online é constante.

Segundo a pesquisa Ebit, dentre as categorias mais buscadas no e-commerce no período entre janeiro e março de 2020, destacam-se higiene, limpeza caseira, produtos para bebê e mercearia, que apresentaram um crescimento significativo no período

O Covid-19 está alterando os hábitos dos consumidores. Levantamento online realizado com mais de 1,7 mil entrevistados pela NZN Intelligence, a plataforma de inteligência e pesquisa da NZN, mostra que 49% dos brasileiros consideram reavaliar seus gastos, sendo que 71% afirmam que pretendem aumentar o volume de compras online. Desde a metade do mês de março, os supermercados online registraram aumento de mais de 180% nas transações, segundo a ABComm. "A alta foi verificada nas categorias Alimentos e Bebidas e Beleza e Saúde", afirma Mauricio Salvador, presidente da entidade.

Em tempos de Covid-19 enfrentamos um tráfego online intenso - sem hora ou data para acabar. Todos estamos conectados ao mesmo tempo na internet, consumindo notícias, conversando com familiares e amigos, pedindo comida ou trabalhando home office, com videoconferência, os negócios locais também dependerão do universo digital para sobreviver. Sem isso, a comunicação com seu público consumidor simplesmente não acontecerá.

Diante desta realidade, o varejo online tem uma grande oportunidade de crescimento, como nunca vista. Mas, mais do que isso, surge também como uma alternativa bastante eficaz a esse momento crítico. Um caminho para que as pessoas não precisem parar suas vidas completamente e também para que os varejistas offline não se prejudiquem tanto com a situação.

Quem tem um estoque muito elevado pode incentivar as vendas com alguma promoção especial, caso o nível de vendas já tenha tido uma queda. Esta é a hora de recorrer ao frete grátis junto a algum outro benefício, como parcelamento sem juros, para não ter que fazer o desconto diretamente sobre o produto e desvalorizá-lo. O mais importante aqui é ter dinheiro na mão, liquidez, e essa receita ajudará a pagar as contas do dia a dia.

Mostre sua marca nas redes sociais, desenvolva conteúdo associado ao seu produto ou serviço, ajude seu cliente. Ajude a divulgar negócios locais na rede social, compre do pequeno!

Nós estamos oferecendo conteúdo online gratuitamente, através do nosso Instagram @getcommercebr, para auxiliar os pequenos empreendedores neste momento de quarentena.

Desistir não é uma opção, precisamos nos reinventar, perceber que não estamos sós e também auxiliar os que mais precisam. É um momento de solidariedade e empatia.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

O tamanho da crise econômica Anterior

O tamanho da crise econômica

Uma feliz e santa Páscoa a todos! Próximo

Uma feliz e santa Páscoa a todos!

Colunistas do Impresso